quinta-feira, 8 de agosto de 2013

1ª Etapa Quase Pronta


Boa noite! Bom dia! Boa tarde! 

Eai pessoal como estão? Mais uma vez peço desculpas pela demora na postagem, mas é que devo admitir que não estou tendo muito tempo. Mas vamos lá.... Como podem ver ai nas fotos estamos perto de terminar a 1ª etapa da construção. Mais 2 dias e poderemos começar a laje e o telhado. 

As fotos mostram a evolução desde o chão concretado até o levantamento das paredes. Por falar em paredes, fica a dica do bloco: usem blocos de 9 furos são melhores (mais caros também) porém dá mais resistência.

Mais alguma dúvida dessa etapa, poderei tentar ajudar, porque agora vou focar no telhado, madeiramento, etc... Aprender um pouco mais sobre isso.

Um dia eu volto. Cedo ou tarde.

Abraços!

Obrigado pela visita.



















12 comentários:

  1. Rapaz, que rapidez é essa? Quanto metros tem a casa, e o seu cronograma são de quantas etapas?
    Bom, o meu alvará está quase pronto, depois de longos 5 meses na Prefeitura , devo pegá-lo na semana que vem( tomara que não estejam me enganando rsrsrsrs). Daí é ir para a CEF. O seu telhado é aparente (embutido)? Já fiz 2 casas( fiz a administração para um amigo meu) e fizemos com telhado embutido, daí se precisar de alguma dica, pode dizer.
    Não demora pra postar não rsrsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia! Como vai? Então você viu que rapidez do Pedreiro, hahauha... E ainda poderia ser mais rápido, só que eu pedi para segurar pois ainda não recebi a 1ª etapa da caixa.
    E por falar em etapa... Minha casa está prevista para ser construída em 5 etapas. Respondendo sua pergunta, ela tem 100 metros quadrados.
    Quanto ao telhado, foi ótimo você ter tocado no assunto, pois a segunda etapa é justamente fazer o telhado. então estou pesquisando por valores e estruturas. Numa dessas pesquisas descobri a estrutura de metal que substitui a de madeira. Você sabe me dizer se compensa? Se tiver mais dicas de telhado por favor me diga. Devo começar a cobertura na semana que vem.

    ResponderExcluir
  3. Olha, realmente essa de estrutura de metal eu não sei responder, pois meu amigo nem chegou a cogitar essa hipótese. Quando ele fez os projetos da casa, era com telhado com telhas "normais", só que o preço de mão de obra era mais caro e os materiais tb.Daí fizemos o telhado embutido que fica bem mais barato.Vc nem precisa usar uma madeira caríssima. Tem a cambará que é uma madeira muito boa e fica com um preço bom.Não há a necessidade de se usar uma madeira mais cara.

    ResponderExcluir
  4. Essa estrutura metálica é em aço galvanizado. Parece ser uma nova tendência de mercado que aos poucos vai substituir a madeira. Dê uma pesquisada e veja o quanto é interessante.

    Quanto ao telhado embutido, nunca tinha pensado nessa possibilidade. Eu sempre vi casas fechados em cima (parecendo consultório médico) e nunca imaginei que era justamente por causa do telhado ser escondido.

    Sinceramente eu não acho muito bonito, mas se há diminuição de custo posso pensar melhor sobre o assunto. Só me diga uma coisa... Essa madeira cambará não é fraca? Geralmente, usa-se a madeira peroba. Mais cara, porém melhor.

    ResponderExcluir
  5. No telhado embutido vc economiza em torno de 40 a 50% em relação ao telhado normal. Usamos a cambará nesse telhado embutido,nesse esquema de telhado não há problema nenhum em usar. A tendência desses telhados é muito grande, e a estética depende muito do desenho que o arquiteto fizer, normalmente deixam um beiral mais alto na frente e fica muito bonito.Eu tb tinha uma certa implicância, mas confesso que hoje eu gosto muito. Na minha casa nem teria com ser diferente, vão ser 275 metros e a casa vai ser térrea, então haja telhado rsrsrsrsrs. Bom, agora que vc já fez o projeto com a Caixa e o desenho já tenha ido com telhado normal, não sei se pode mudar.

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Sua casa vai ter 275 metros? Ai tem que ser telhado embutido mesmo. Afinal, como você mesma falou o custo é menor.

    Já no meu caso não vai dar porque o projeto já passou pela caixa e outra, quando fizemos o projeto nem pensamos nisso.

    De qualquer forma valeu a dica. Ahhh e até agora eu não tinha falado, mas desejo boa sorte no seu projeto. A prefeitura demorou para aprová-lo mas agora vai ser rápido. Qualquer dúvida com relação ao financiamento junto a CEF, eu posso ajudá-la.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, precisarei de sorte mesmo, pois logo (espero eu) vou dar entrada na Caixa. A casa tem 275 metros, mas já considerando a garagem e o espaço gourmet. Bom, agora tenho que ter mais um pouco de paciência, vamos lá rsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Entendi. Então só resta esperar, afinal paciência é uma virtude não é mesmo? Enquanto isso vai pesquisando e aprendendo um pouco de tudo que tem numa construção.

    ResponderExcluir
  9. Eu já estou adiantada em algumas coisas. Como já administrei 2 obras já conheço muito fornecedores. Como já tenho o projeto, já fiz orçamento dos itens mais caros de tudo que vou usar. Já cotei toda ferragem da casa, laje, esquadrias de alumínio, mármores e granitos, porta principal, porcelanatos, piso laminado, misturadores, aquecedor solar. Já planilhei tudo para não acontecer de ter surpresas.Tá faltando só começar a obra rsrsrs.
    Ah! Sou de Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhh então você já tem um bom conhecimento de obras. Isso ajuda e muito hein? Falo isso porque tenho a impressão de ser enganado algumas vezes, pois é a primeira vez que entro nessa. Isso é ruim porque tenho medo de ultrapassar o valor a ponto de me complicar financeiramente. Tem que ter fé!

    Quanto está a mão de obra em Sorocaba?

    ResponderExcluir
  11. Olha aqui a mão de obra está por volta de 450 a 500 , sem pintura. Eu vou trazer uma equipe que trabalha com o meu sogro lá de Minas Gerais, vou alugar uma casa pra eles aqui.Somente a parte de pintura e colocação de porcelanato é que eles não farão, pois aí utilizarei mão de obra mais especializada. Precisa ficar bem atento ao uso de materiais. Se o seu pedreiro não for totalmente de confiança, atenção redobrada. Só pra te citar um exemplo, em uma das casas que estava administrando o eletricista solicitou 55 rolos de fio ( em média cada um custa R$90,00) , a casa tinha 290 metros. Achei totalmente exagerado, já que cada rolo tem 100 metros. Chamei outros eletricistas. Tive que mandar o eletricista ( que era irmão do mestre de obras) embora. E o valor dele já estava no preço, daí descontamos e pagamos um outro eletricista. No final das contas usamos 23 rolos. Imagina só o quanto iríamos sair perdendo aí. Sem contar que na parte hidráulica eu nunca comprava tudo que eles pediam, comprava uns 80% do que pediam e sempre dava, nunca faltava. Tem que ficar de olho. E preço é algo que varia absurdamente de um local para outro.As esquadrias de alumínio é um exemplo grande disso.

    ResponderExcluir
  12. Hum... Depois dessa história vou ficar esperto. Obrigado pelo aviso.

    ResponderExcluir